03 dez 2021 Variedades

O Brasil é mesmo independente?

Em 2022, vamos comemorar 200 anos de independência. Mas será que temos realmente o que comemorar? O estado brasileiro ainda enfrenta muitos desafios. Nossas instituições são aparelhadas, muitos dos nossos políticos são ineptos e corruptos, e nossos juízes muitas vezes falham em fazer justiça. Além disso, sofremos uma tremenda pressão internacional para que nosso país não se desenvolva. Será que realmente conquistamos soberania com a nossa independência ou apenas passamos a viver outro tipo de servidão?

O propósito da independência de um país é, entre outras coisas, garantir a liberdade, a igualdade e a seguridade dos direitos universais de seus cidadãos. Entretanto, ainda estamos colonizados por ideologias que provocam tensão e fragmentação da sociedade, resultando na escravidão intelectual e política do nosso povo. O país está dividido em vários “Brasis”: negros contra brancos, ricos contra pobres, direita contra esquerda, conservadores contra progressistas. Essa divisão é explorada por muitos que se aproveitam da situação, enriquecendo às custas de um sistema de saúde inadequado, de saneamento básico insuficiente e de segurança precária para todos os cidadãos.

Externamente, também enfrentamos muitos desafios. Organizações estrangeiras frequentemente se opõem ao aumento da produção agrícola brasileira, alegando que isso destruirá a Amazônia. No entanto, a agricultura ocupa menos de 8% do nosso território e não é na Amazônia que se planta. Enquanto isso, muitas portas do comércio internacional se fecham para nós, deixando-nos vulneráveis às restrições impostas por outros países.

Resumindo, nossa pátria pode estar independente juridicamente, mas não economicamente. Continuamos sendo pressionados e desrespeitados por outros governos que não querem nosso desenvolvimento. No ambiente doméstico, assistimos a uma balbúrdia entre os três poderes e somos reféns de políticos inescrupulosos e de uma legislação que protege interesses particulares. Qual seria a solução para tudo isso? Será que não é o momento de termos uma nova constituição? Precisamos de uma constituição que não tenha os vícios da atual e que efetivamente garanta a soberania do nosso país, combata o crime e puna efetivamente os criminosos, estimule o crescimento do país e fortaleça nossa economia. Só assim poderemos estar em igualdade de condições com outras nações desenvolvidas do mundo. Só assim poderemos ser realmente independentes e celebrar a grandeza e a soberania do Brasil.

Seja um cidadão alerta, compartilhe e participe dos movimentos sociais. Juntos, podemos mais.